Áreas técnicas do MS discutem estratégias para saúde da população negra

NOTÍCIAS

OFERECIDAS PELO SINCOFARMA MINAS GERAIS


Áreas técnicas do MS discutem estratégias para saúde da população negra

Trabalhadores da atenção básica e vigilância em saúde foram públicos-alvo da reunião

Aconteceu nesta sexta-feira (04), reunião com áreas técnicas do Ministério da Saúde com o objetivo de desenvolver linhas estratégicas de atuação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). A atividade realizada pelo Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) teve como objetivo reunir trabalhadores da atenção básica e vigilância em saúde para alinhamento e junção de esforços, visando a discussão das possibilidades, desafios e potencialidades de ações voltadas para a saúde da população negra.
Para o coordenador-geral de Apoio ao Controle Social, à Educação Popular em Saúde e às Políticas de Equidade do SUS do DAGEP/SGEP/MS, Marcus Peixinho, atividades como essa são de suma importância para melhoria e fortalecimento de políticas públicas em prol da saúde da população negra. “É preciso que as áreas trabalhem em conjunto, que firmemos instrumentos para alcançarmos objetivos em comum, como o avanço da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a melhoria dos índices de saúde desta população e diminuição das vulnerabilidades em saúde”, disse.
A ação que aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, contou com a participação de diversas departamentos da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), como: Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT) e Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST).
Representantes das coordenações de temas como: doença falciforme; saúde mental, álcool e outras drogas; saúde da criança; saúde das mulheres; saúde da pessoa idosa; saúde da pessoa com deficiência; saneamento em áreas rurais e comunidades tradicionais; hanseníase e doenças em eliminação; tuberculose; saúde do trabalhador e doenças transmissíveis participaram da reflexão e proposição de ideias durante a reunião.

POLÍTICA

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é um compromisso do Ministério da Saúde para o combate das desigualdades no SUS e na promoção da saúde da população negra de forma integral, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de processos estruturais socioeconômicos e culturais que corroboram para a morbimortalidade desta população. O DAGEP/SGEP/MS é responsável pela implementação das políticas de promoção de equidade e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2009, o departamento desenvolve ações para implementação da PNSIPN.
Fonte: Ministério da Saúde