Motivação e Sucesso: As três fases da venda

Toda a empresa deve ser “vendedora” com olhos voltados para o mercado e para os clientes

Para ter sucesso, uma empresa tem que vender seus produtos e serviços. Isso parece óbvio, mas se todos os colaboradores não entenderem isso, a empresa não terá sucesso. E para que a venda tenha sucesso é preciso que entendamos bem as suas três fases:

PRÉ-VENDA:

É tudo o que tenho que fazer antes da venda e inclui:

• Conhecer bem o produto ou serviço;

• Estudar bem o mercado potencial comprador;

• Estudar bem o cliente que irei visitar ou para quem irei oferecer meus produtos ou serviços.

VENDA:

• Qual o melhor dia e horário para visitar?

• Quem é a pessoa certa para marcar a visita?

• O que devo levar para a entrevista de venda?

• Quais argumentos usarei?

• Quais as possíveis objeções que o cliente apresentará?

• Qual a minha capacidade de negociação? Qual tipo de desconto ou prazo poderei dar, no máximo?

PÓS-VENDA:

• Qual acompanhamento farei após a venda?

• Quem devo contatar após a venda para saber da satisfação, problemas, etc.

• Quem mais de minha empresa devo envolver nas atividades de pós-venda?

A etapa fundamental é a PRÉ-VENDA e o estudo minucioso de cada cliente antes da visita. Por meio do estudo de cada cliente é que eu poderei definir com segurança as demais etapas – venda e pós-venda – pois não existem dois clientes iguais e somente estudando cada cliente é que poderei definir o dia e horário certos para visitá-lo; o que levar para apresentar a ele? Quais as possíveis objeções que fará?, etc. E também definir como farei um pós-venda eficaz.

Seguindo com disciplina e vontade essas três etapas as vendas terão mais sucesso e eficácia.

É importante ressaltar que toda a empresa deve ser “vendedora” e não apenas o departamento comercial ou a área de vendas.

Assim, todas as áreas, desde o Jurídico, RH, Contas a Pagar e a Receber, Engenharia, Produção, etc., sem exceção devem desenvolver suas atividades com a atenção voltada para vendas.

Somente uma empresa composta por colaboradores voltados para o mercado e para os clientes poderá enfrentar e vencer os desafios dos tempos competitivos em que vivemos.

Assim, é importante que toda a empresa estude cada um de seus clientes para poder servi-los melhor, conquistá-los e fidelizá-los, transformando-os em nossos “vendedores” ativos.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

Estudar cada cliente, significa saber:

• Quem é ele?

• Como é a empresa dele?

• O que a empresa dele faz? Quem são seus clientes?

• O que a concorrência está oferecendo a ele?

• Quem influencia as decisões dele?

• Tem sócios? Quem são? Como são?

• Ele já compra de nós? Quanto?

• Ele é bom pagador?

• Quais suas três características principais?

Toda a empresa deve estudar seus clientes para poder:

• Servir cada cliente de forma customizada, personalizada;

• Fazer com que cada cliente fale bem de nossos produtos e serviços transformando-o em nosso vendedor ativo.

Autor: Luiz Marins

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Notícias

Aumenta a busca por repelentes nas farmácias

A procura por repelentes registrou um notável aumento de 400%, revelando uma crescente preocupação da população diante do atual surto de dengue. personalidades do mercado

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade