Motivação e Sucesso: Enfrentando os fatos brutais

“Você absolutamente não pode tomar uma série de boas decisões sem primeiro confrontar os fatos brutais.”

A citação acima de Jim Collins, um dos mais respeitados consultores da atualidade, nos faz ver o fato de que, para ter sucesso, você precisa analisar continuamente o caminho que está percorrendo, encarando os fatos duros da realidade. Não há sentido em se iludir com falsas esperanças, pois no final do dia eles provavelmente se imporão como realidade e você terá que aceitá-los e enfrentá-los.

Como líder, o que mais importa é você criar uma cultura na sua empresa ou organização onde qualquer um possa dizer à alta administração o que a empresa está fazendo de errado. Você não deve liderar pelo medo ou pela força. Se você fizer uma liderança pelo medo, nenhum de seus colaboradores irá falar a verdade e quem será mais prejudicada é a sua própria empresa ou organização.

Uma das coisas mais desmotivadoras para um membro de um time é não ser ouvido. Mais uma vez, você deve criar uma cultura na organização onde as pessoas possam lhe contar os fatos brutais, expressar suas ideias e opiniões sem medo e com toda a franqueza. Isso os fará sentir que são realmente membros de valor no time.

Assim, o sucesso de uma organização começa quando o líder confronta os fatos brutais. Toda empresa ou organização já teve que enfrentar dias difíceis e aí o líder dever ser forte, manter uma fé inabalável de que poderão e irão vencer no final, independentemente das dificuldades e ao mesmo tempo, ter a disciplina para enfrentar os fatos mais duros da realidade atual, sejam eles quais forem.

A questão é: como confrontar os fatos brutais de forma a não desmotivar as pessoas de seu time? E Jim Collins responde, afirmando que uma das ações mais desmotivadoras que um líder pode tomar é manter falsas esperanças e visões mentirosas, que em breve serão varridas pelos acontecimentos reais.

Assim, em nossa vida pessoal e profissional, com certeza teremos situações duras, difíceis e inesperadas. Muitas pessoas fingem não ver, buscam atalhos e acabam sendo vítimas de sua própria dissimulação.

Confrontar esses fatos brutais com decisão e energia é fundamental para o sucesso. Não adianta ignorá-los. É sempre melhor confrontá-los.

Pense nisso. Sucesso!

Por Luiz Marins

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade