Motivação e Sucesso: Fake News nas empresas

Fake” em inglês significa falso, mentiroso. “News” significa notícia, informação. Assim, Fake News, significa notícia falsa. Nem precisaria explicar isso. Os meios de comunicação em geral estão cheios de notícias falsas, sejam elas intencionais – para prejudicar alguém, alguma instituição ou empresa ou sejam elas não intencionais. A verdade é que nos deparamos com Fake News o tempo todo.

A fofoca maldosa não é novidade entre os seres humanos. Falar mal de pessoas e organizações sem prova alguma, sempre foi um esporte predileto para muitas pessoas. Ocorre, porém, que no passado  essas Fake News ficavam limitadas a poucas pessoas. Hoje, com internet e redes sociais com milhões de pessoas plugadas, elas se espalham como um vírus epidêmico sem controle. Tenho visto, com preocupação, que até mesmo no ambiente empresarial, as notícias falsas estão se tornando mais comuns, com grande prejuízo para todos os envolvidos. O que antes eram simples comentários ou fofocas, agora toma ares mais perigosos.

Como consultor, descobri numa empresa, grupos internos organizados com o intuito de difundir notícias falsas sobre chefes, colegas e subordinados e mesmo sobre produtos e serviços da própria empresa. Ao conversar com membros desses grupos, notei que eles pareceram não ter total consciência do mal que estavam causando e nem mesmo do tamanho do estrago pela amplitude de alcance que as redes sociais têm nos dias atuais.

Uma pessoa recebe, compartilha e outras dezenas que recebem igualmente compartilham. Em poucos minutos a Fake News atinge milhares de pessoas que o emissor original da mensagem não conhece e nem imagina as possíveis intenções que possam ter. Fico impressionado ao ver que muitas pessoas não se dão conta de que até mesmo pequenas brincadeiras com colegas e amigos, postadas numa rede social, podem se transformar num enorme transtorno com consequências inimagináveis para todos.

Além dos aspectos criminais, a disseminação de notícias falsas não pode ser tolerada sob nenhum argumento. Assim, evite e combata qualquer tipo de Fake News, venha de onde vier e jamais compartilhe informação sem ter absoluta certeza de que seja verdadeira e  de  fonte  absolutamente segura.

PENSE NISSO

  • Você tem plena consciência dos riscos que você corre ao compartilhar uma Fake News?
  • Você tem plena consciência do mal que pode causar disseminando notícias falsas, por mais “ingênuas” que possam ser, segundo sua própria opinião?
  • Você já foi vítima de notícias falsas? Como se sentiu?
  • Lembre-se que o mundo mudou. Tudo ficou mais complicado. Muitas brincadeiras que antes eram aceitas, hoje não podem ser mais toleradas, pois os riscos aumentaram muito para todos os envolvidos.
  • Assim, não crie, não compartilhe, não estimule nenhuma informação duvidosa.

Saia dessa!

Por Luiz Marins

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Notícias

Aumenta a busca por repelentes nas farmácias

A procura por repelentes registrou um notável aumento de 400%, revelando uma crescente preocupação da população diante do atual surto de dengue. personalidades do mercado

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade