Motivação e Sucesso: Uma semana para pensar no Brasil

Estamos em plena Semana da Pátria e temos a obrigação de pensar seriamente em nosso País, em nossa Nação, em nossa Pátria.

Para pensarmos no Brasil como Pátria, temos que entender claramente o sentido de Pátria.

A palavra pátria, do latim patria, “terra natal”, sofreu tantos abusos ao longo da história que perdeu parte de sua força. A etimologia (origem) de Pátria nos leva, no fim das contas, à palavra pater, “pai”,

Assim, não podemos confundir Pátria com Governo.

O respeito ou amor à Pátria, não significa amor a este ou aquele governo. Os governos são transitórios (passam); a Pátria é permanente.

Assim, os símbolos da Pátria devem ser venerados e respeitados como referência ao local onde nascemos ou adotamos. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

O grande erro em que incorremos é confundir Pátria e governo e deixarmos de comemorar a nossa Pátria – o Brasil – em função de nossas desilusões com este ou aquele governo, que, repito, é passageiro e, que pela democracia, nós mesmos podemos mudar.

Neste ano teremos eleições para Presidente da República, para Governadores, 54 Senadores (dois em cada Estado) e 513 Deputados Federais, além dos Deputados Estaduais. Votar bem, com responsabilidade e consciência, é essencial para que possamos garantir que tenhamos bons governantes, pessoas que dignifiquem e honrem a nossa Pátria, cada qual em sua esfera de poder.

Se votarmos com base na emoção e não na razão, e não exigirmos dos eleitos o cumprimento de suas promessas de campanha, perderemos o direito de reclamar. O voto é a maior oportunidade que temos para mudar o que acreditamos que deva ser mudado. Não podemos brincar nessa hora ou nos eximir da responsabilidade que temos como cidadãos na democracia.

Lembre-se que o Brasil, merece o seu respeito e o seu amor, independentemente de qualquer governo de plantão. Afinal, esta é a sua Pátria seja por nascimento ou adoção.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

• Nesta Semana da Pátria faça um esforço para entender as vantagens comparativas do Brasil em relação a outros países emergentes com os quais, de fato, competimos;

• Nesta Semana da Pátria procure conhecer melhor o Brasil. Procure conhecer melhor suas potencialidades e riquezas, principalmente a nossa enorme e rica diversidade cultural, étnica e religiosa;

• Procure conhecer melhor o interior do Brasil, o agronegócio, nossos ecossistemas, nossos biomas, nossas riquezas naturais;

• Procure, enfim, separar a Pátria, dos governos e amar mais o Brasil, sua gente, sua música, sua arte, sua cultura e ajude, com o seu voto consciente, a eleger os governantes que nossa Pátria precisa e que todos nós merecemos.

Por Luiz Marins

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade