Anvisa aprova o medicamento ADAKVEO® (CRIZANLIZUMABE)

Crizanlizumabe é o primeiro tratamento registrado a reduzir as crises de dor dos pacientes com a doença genética considerada a mais comum do Brasil. As crises de dor da doença falciforme são eventos imprevisíveis e severos, associados com condições altamente debilitantes. São diagnosticados aproximadamente 3.500 novos casos de doença falciforme por ano no Brasil. O medicamento (crizanlizumabe) reduz a média anual das crises de dor dos pacientes com doença falciforme em 45,3% se comparadas ao placebo (1.63 vs 2.98) e diminui a média anual de dias hospitalizado (4 vs 6.87), conforme estudo realizado durante 52 semanas. Aprovação da indicação de crizanlizumabe para o tratamento da doença foi concedida com revisão prioritária pela Anvisa, permitindo que os pacientes possam ter acesso ao medicamento mais rapidamente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Adakveo® (crizanlizumabe), da Novartis, para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas (CVOs – ou VOCs, em inglês) ou crises de dor em pacientes com doença falciforme, que tenham 16 anos ou mais. Adakveo® é o primeiro medicamento registrado para a condição que atua evitando a obstrução dos vasos que causam o forte sintoma -— agindo na P-selectina, proteína de adesão celular que desempenha papel central nas interações multicelulares.

Renato Carvalho, presidente da Novartis no Brasil e general manager da divisão da Oncologia, aponta que a revisão prioritária da Anvisa comprova a importância desse medicamento para os pacientes que enfrentam desafios únicos e há anos sofrem com dores inimagináveis. “Confirmando mais uma vez o nosso compromisso de reimaginar a medicina, desenvolvemos o primeiro medicamento que reduz a frequência das crises, o que permite uma melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes”.

Esta aprovação é baseada nos resultados do estudo randomizado Sustain, com duração de 52 semanas, que comprovou que o Adakveo® reduziu em 45,3% a taxa média anual de crises de dor. Foram observadas reduções na frequência dos episódios entre os pacientes, independentemente do genótipo da doença e/ou uso de hidroxiureia.

“Os pacientes sofrem com crises de dor muitas vezes negligenciadas e, até então, sem solução que amenizasse esse sintoma que limita tanto a vida da pessoa”, afirma André Abrahão, diretor médico da Novartis Oncologia no Brasil. “Após décadas esperando novidades no tratamento, os pacientes com doença falciforme agora têm uma opção inovadora que os permite retomar sua rotina.”

Considerada a característica clínica da doença, as crises de dor relacionadas à doença falciforme são desencadeadas, em parte, por interações multicelulares que formam aglomerados de células, que podem bloquear ou reduzir o fluxo sanguíneo de diversos órgãos.[3,9] Essas crises podem ser frequentes e repentinas e estão associadas a um risco aumentado de complicações com risco de vida, como de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).3 Além disso, são a principal razão pela qual os pacientes com doença falciforme vão ao pronto-socorro e são hospitalizados.

Sobre a doença falciforme — A doença falciforme é uma condição hereditária (que passa dos pais para os filhos) e debilitante que vai além dos glóbulos vermelhos em forma de foice. A doença está associada à inflamação crônica, relacionada a moléculas de adesão, incluindo a P-selectina, que está elevada nessa situação e propicia que as células circulantes e as células dos vasos sanguíneos sejam ativadas e se tornem hiperadesivas, causando uma obstrução. Essa condição pode levar a episódios agudos de dor, conhecidos como crises de dor falciforme ou CVOs, além de complicações com risco de vida.[3,9,10] As CVOs são a principal causa pela qual os pacientes com doença falciforme procuram atendimento médico em hospitais9, levando a aproximadamente 200 mil visitas de emergência nos EUA por ano.

Perfil — Adakveo® (crizanlizumabe) é indicado para reduzir a frequência de CVOs ou crises de dor em pacientes com doença falciforme adultos e pediátricos com 16 anos ou mais. É a primeira e única terapia-alvo que age na P-selectina, uma proteína de adesão celular que desempenha um papel central nas interações multicelulares que podem levar à obstrução de vasos dos pacientes com doença falciforme.

Ao se ligar à P-selectina na superfície do endotélio e plaquetas ativados, o crizanlizumabe bloqueia as interações entre células endoteliais, plaquetas, glóbulos vermelhos e leucócitos.

Estudo Sustain — O Sustain é um estudo randomizado, multicêntrico, controlado por placebo e duplo-cego. Um total de 198 pacientes com qualquer genótipo de doença falciforme (HbSS, HbSC, HbS / beta0-talassemia, HbS / beta +-talassemia e outros) e um histórico de 2 a 10 CVOs nos 12 meses anteriores foram elegíveis. Os pacientes foram randomizados 1:1:1 para Adakveo® 5mg/kg, Adakveo® 2,5mg/kg ou placebo administrados durante um período de 30 minutos por infusão intravenosa na semana zero, semana dois, e a cada quatro semanas depois, por um período de 52 semanas.

Resultados adicionais do estudo Sustain: .Diminuição na taxa média anual de dias hospitalizados para 4 vs 6,87 dias quando comparada ao placebo (redução de 42,8%).

. Trinta e seis por cento dos pacientes tratados com Adakveo® não tiveram CVO, em comparação com 17% dos pacientes tratados com placebo.

. O tempo médio para o primeiro CVO foi de 4,1 para Adakveo® vs 1,4 meses para placebo.

Perfil — A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como empresa líder global em medicamentos, utilizamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca por novos medicamentos, estamos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. | www.novartis.com.

Fonte: Revista Fator Brasil

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Notícias

Aumenta a busca por repelentes nas farmácias

A procura por repelentes registrou um notável aumento de 400%, revelando uma crescente preocupação da população diante do atual surto de dengue. personalidades do mercado

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade