Japão testa drogas anti-HIV contra coronavírus

Japão planeja testar uso de antirretrovirais usados contra HIV para tratar pacientes de coronavírus, já que um aumento no número de casos está representando ameaça à economia e à saúde pública, disse o principal porta-voz do governo nesta terça-feira (18).

O governo está fazendo “preparativos para que testes clínicos com medicação para HIV para o novo coronavírus possam começar o mais cedo possível”, disse Yoshihide Suga em um briefing, mas acrescentando que não sabe dizer quanto tempo pode ser preciso para se aprovar o uso de um remédio.

Pelo menos 88 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena no porto de Yokohama, elevando o número total de passageiros infectados para 542, disse o Ministério da Saúde.

Ainda outros três casos foram confirmados no município de Wakayama, inclusive do filho de um médico infectado com o vírus, noticiou a mídia local, segundo apurado pelo The Guardian. A proliferação do vírus induziu Tóquio a reduzir a dimensão de aglomerações públicas, e algumas empresas estão orientando seus funcionários a trabalharem em casa.

Remédios para HIV estão sendo anunciados como uma cura possível para o coronavírus, que já matou quase 1.900 pessoas na China onde nenhuma terapia se mostrou eficaz contra a infecção.

Por isso, os chineses começaram a explorar maneiras não-convencionais de receber tratamento – as pessoas estão apelando a pacientes soropositivos e a importadores ilegais por remédios. Na Tailândia, médicos afiram ter algum sucesso ao tratar vários casos da doença com uma combinação de medicamentos para gripe e HIV.

Autoridades japonesas prometeram trabalhar duro para evitar transtornos na Olimpíada de Tóquio, que começa em julho, mas o temor do vírus levou a equipe olímpica de arco e flecha da Mongólia a cancelar um treinamento no Japão.

IMPORTANTE: nenhuma evidência de que os antirretrovirais sejam capazes de curar a infecção por coronavirus foi anunciada e automedicação é um ato perigoso que pode levar à morte.

Fonte: Observatório G

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade