Mais de 14.000 pessoas participaram de nossa enquete – www.anthropos.com.br – em que perguntamos “O que mais irrita você no relacionamento com uma empresa ?” e 40,6% dos respondentes afirmaram “O mau atendimento. As pessoas são despreparadas para atender.”
O interessante é que nossas pesquisas mostram que na cabeça do consumidor, atender e vender, são a mesma coisa. Assim, quando fizemos recorrência dessas enquetes, as pessoas afirmaram que os vendedores são despreparados para vender, seja numa loja ou numa visita, quando o vendedor ou vendedora não consegue responder satisfatoriamente as dúvidas dos clientes e procura dissimular sua falta de conhecimento ou seu despreparo. Isso irrita o cliente.
Fica claro, portanto, que um profissional de vendas para ter sucesso precisa, antes de mais nada, conhecer profundamente, os produtos que comercializa. E não adianta saber mais ou menos, pois hoje, com a disponibilidade de informação via internet, o cliente, muitas vezes, já chegará ao vendedor com as informações básicas do produto ou serviço que deseja.
Pessoas despreparadas não terão sucesso.
Estudar clientes
E a grande verdade é que não basta estudar os produtos ou serviços. É preciso conhecer bem os clientes para poder se comprometer com o sucesso deles.
Uma das afirmações das pessoas pesquisadas é que elas ficam muito irritadas quando percebem que o vendedor ou vendedora não fez nenhuma “lição de casa” antes de uma entrevista de venda. Os vendedores chegam sem saber nada sobre minha empresa ou quem decide, afirmaram vários respondentes. “Eles têm preguiça de pesquisar antes na internet as coisas básicas de nossa empresa” disseram.
Como tenho afirmado, “vender, hoje é mais cérebro do que músculos” e para ter sucesso, um profissional de vendas tem que se dedicar, estudar, conhecer, se preparar.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
• A profissão de vendas é hoje uma das mais valorizadas e rentáveis. Embora nem sempre usem o nome de vendedor ou vendedora, a maioria das profissões exige grande habilidade de vender.
• Preste atenção em várias profissões de destaque e repare que no fundo são mesmo vendedores ou vendedoras e isso não tem nada de negativo. Empresários, gerentes de banco, diretores em geral e profissionais de sucesso, são, na verdade, grandes vendedores ou vendedoras.
• E você? Você se sente preparado para vender seus produtos, serviços ou mesmo suas ideias?
Por Luiz Marins