Motivação e Sucesso: a lição do inverno para pessoas e empresas

21 de junho marcou o primeiro dia da estação mais fria do ano no hemisfério Sul. Qual a origem da palavra Inverno?

Após um ano de produção na Terra, esse é o dia em que chega oficialmente o frio. Este é o período de hibernação, nome que deu origem a toda a família da palavra Inverno. A palavra “Inverno” vem do latim: hibernu, tempus hibernus. Esse tempo em latim também é chamado de hiems o que gerou winter em inglês.

Significa mergulhar num estado de sonolência e inatividade, onde as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sua sobrevivência.

Por curiosidade, no tempo dos Romanos e até o século XVI, já se distinguiam quatro estações: o Verão (a atual Primavera), o Estio (o atual Verão), o Outono e o Inverno.

E quais as lições que o inverno pode nos dar?

Como sabemos, a natureza é sábia. Como no Inverno, a terra recebe menos sol e tudo na natureza precisa de luz e calor para crescer e se desenvolver, nesta estação o ritmo de toda a natureza diminui cuidando apenas da sua sobrevivência. Assim, a natureza economiza toda a energia possível para que possa chegar viva até a Primavera e o Verão, quando a incidência da luz e do calor voltarão fortes para fazer tudo florir, crescer e reproduzir com todo o seu potencial.

Todos nós temos “invernos” em nossa vida pessoal e empresarial, quando a “luz e o calor” parecem quase desaparecer de nossos dias.Justamente aqui devemos aprender com a natureza.

Nesses momentos difíceis da vida temos que ter a sabedoria de “hibernar”, economizar toda a energia possível, cortar custos, não nos desesperarmos em atividades estressantes de baixo retorno, parar e pensar com serenidade e lembrar que o Inverno passará e chegarão a Primavera e o Verão e temos que estar vivos quando esses novos tempos chegarem. Temos que observar a natureza e aprender com ela.

Outra lição que a natureza nos dá é que toda ela se prepara para o Inverno, pois tem certeza que ele chegará, queiramos ou não, gostemos ou não. Assim, no Outono as árvores vão se livrando das folhas, os pássaros fazem seus ninhos, os animais saem em busca de um lugar para hibernar. Fazem isso para passar pelo Inverno vivos e renascer com toda a força quando a Primavera e o Verão chegarem. E nós?

Da mesma forma, devemos ter consciência de que os “invernos” sempre chegarão em nossa vida pessoal e empresarial- são as crises; concorrentes inesperados; perdas não previstas; alta do dólar; greves; cataclismos; perda de fornecedores essenciais; morte de um ente querido, etc.

Será que temos a sabedoria da natureza de nos preparar para esses momentos difíceis? Será que somos previdentes o bastante para passar por esses “invernos” e sobrevivermos até a Primavera?

Como sabemos, mesmo na natureza muitas plantas e animais morrem no Inverno. Não suportam a violência do frio e sucumbem. Segundo botânicos e biólogos, não sobrevivem por já chegarem fragilizados a essa dura Estação.

Assim, nós, seres humanos, dotados de inteligência e vontade livre, devemos cuidar de nossa saúde física, mental, espiritual e financeira; ter conosco gente excelente; alicerçar nossas decisões em valores e princípios permanentes para podemos fazer as opções certas e passar pelos invernos da vida juntando forças para chegarmos vivos e fortes nas primaveras e verões que um dia, com certeza, chegarão.

Pense nisso. Sucesso!

Por Luiz Marins

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade