Começo de ano é tempo de planejamento.
Se você não planejar, não terá o sucesso que este ano tem tudo para dar.
Você jamais pensaria em construir uma casa sem um projeto, sem um orçamento, seu um bom profissional. O tempo e a energia que gastaria seriam puro desperdício. Você sabe disso.
Da mesma forma, você não empreende uma viagem sem saber exatamente onde irá, como irá, com quem irá, e quanto poderá gastar.
Da mesma forma é o planejamento de sua empresa ou organização. Começar um ano sem planejamento, sem foco claramente defino, sem um uma análise das oportunidades, de seus pontos fortes e fracos é quase uma aventura arriscada que não vale a pena sob nenhum argumento.
Mas não se esqueça de fazer um planejamento que seja executável, simples, eficaz, sem itens desnecessários, sem firulas que só servem para encher o tempo e folhas e mais folhas de papel.
Defina claramente a visão que vocês têm da empresa, do departamento. Analise o mercado e sua concorrência. Liste seus pontos fortes e frágeis.
Depois defina, claramente o foco isto é, onde vocês dispenderão de 70 a 80% de sua energia – recursos, tempo, dedicação, etc. – pois o que mata uma empresa não é a falta de missão, mas de foco, quando cada departamento puxa para um lado e a empresa não sai do lugar.
Depois defina as ações – todas com responsáveis e prazos – isto é, quem vai fazer o quê para levar a empresa a cumprir o que foi planejado e quando cada ação será completada.
Lembre-se sem planejamento do foco você e sua empresa poderão perder as grandes oportunidades que este novo ano oferecerá.
Não corra esse risco de agir sem planejar, pois seus concorrentes planejarão.
Pense nisso. Sucesso!
Pense nisso:
- Você acredita que poderá vencer sem um planejamento eficaz?
- Você acredita que possa ser feito um planejamento simples, em apenas um ou dois dias, com metodologia moderna para sua empresa?
- Ou você ainda tem a ideia de um planejamento estratégico complicado que custa caro e fica na gaveta?
- Você acredita em planejamento?
Por Luiz Marins