Ministério da Saúde reúne-se com Conter para discutir ações conjuntas na saúde

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) reuniu-se com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) nesta terça-feira (5) para discutir a formação conjunta de ações em saúde, com foco na equipe profissional. O encontro foi mais um da série de reuniões que a SGTES tem feito com os conselhos profissionais, a fim de aproximar todas as categorias da área da saúde.

Participaram do encontro a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro; o presidente do Conter, Manoel Benedito Viana; e os assessores parlamentares do Conselho, Jenner Jalne de Morais e Lucas de Sá. “A gente quer convidar todos os profissionais para deliberar sobre a saúde. A formação desses profissionais é uma preocupação nossa, e queremos manter um diálogo com os conselhos para tratar disso”, afirmou Mayra, que ainda convidou o Conter para participar de reunião mensal entre os conselhos e o Ministério da Saúde.

Entre os assuntos debatidos, esteve a formação dos técnicos em Radiologia, além da importância e dos limites da Telessaúde, que é o uso de tecnologia da informação que permitem consultas a distância. Manoel Benedito ressaltou a preocupação do Conselho com os limites do uso da imagem de radiologia à distância. Em resposta, Mayra Pinheiro afirmou que o Ministério da Saúde está acompanhando esse tema de perto e que o diálogo com os conselhos vai permitir que os profissionais sejam ouvidos. A formação a distância dos técnicos e a criação de cursos também foram tratadas no encontro.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

CONTER

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) tem sede em Brasília, Distrito Federal, e nasceu em 4 de junho de 1987. Logo em seguida, foram instalados os seis primeiros Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs): o da 1ª Região (Distrito Federal, Goiás, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Roraima), da 2ª (Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), da 3ª (Minas Gerais e Espírito Santo), da 4ª (Rio de Janeiro), da 5ª (São Paulo) e da 6ª Região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

 

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Notícias

Aumenta a busca por repelentes nas farmácias

A procura por repelentes registrou um notável aumento de 400%, revelando uma crescente preocupação da população diante do atual surto de dengue. personalidades do mercado

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade