Levantamento realizado pela IQVIA revela os produtos e medicamentos cujas vendas mais cresceram nas farmácias e drogarias brasileiras ao longo do ano passado. Os não medicamentos ganharam destaque no ranking e representam 53% das unidades comercializadas se analisados apenas os top 30, seguidos pelos medicamentos de prescrição (27%) e pelos MIPs (20%).
Dos itens mais vendidos, o campeão foi o desodorante Rexona, com 10 milhões de unidades. A lista dos cinco artigos de HPC líderes de mercado inclui também o Lux Botanicals (6,2 milhões), Dove (6,1), Nivea Bath Care (4,4) e Trident (4,1).
Entre os remédios de prescrição, destaca-se o cloridrato de metformina, da Prati-Donaduzzi, com 7,8 milhões de unidades. Na sequência figuram o Glifage (7,5 milhões), Losartana Potássica (5,6), Neosoro (5,5) e Hidroclorotiazida (5).
Já entre os MIPs, o mais bem posicionado é a Maxalgina, da Natulab, com 7,1 milhões. Dipimed (6,7), Viter C (4,7), Cimegripe (4) e Sorimax (3,8) completam a relação dos cinco principais da categoria.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico