Durante a pandemia de Coronavírus muitos produtos tiveram seus preços ajustados para atender à demanda cada vez maior do mercado. Além de situações pontuais como esta, onde a lei da oferta e da procura impõe a elevação dos preços de diversos itens, também existe o reajuste anual no qual os fabricantes adequam os valores de seus produtos frente às variações do mercado.
Com o aparecimento e a proliferação da Covid-19 algumas situações novas surgiram e para superá-las muitos comerciantes tiveram de se reinventar para sobreviver a este momento atípico. Da mesma forma nossos legisladores se debruçaram sobre o tema para buscar adequações que pudessem amenizar situações como esta no futuro.
Sob esta ótica um Projeto de Lei, sob o número 5053/20, está em análise na Câmara dos Deputados. Ele propõe a suspensão do ajuste de preços de medicamentos em caso de pandemia ou situação de calamidade pública enquanto perdurar a situação.
Este é um tema extremamente relevante e algo que deve ser observado de perto e com muita atenção pelos varejistas de produtos farmacêuticos. Caso seja aprovado, o Projeto de Lei deverá impactar diretamente o mercado varejista de farmácias.
O Sincofarma está sempre atento a tudo o que acontece e que pode afetar o mercado de comércio varejista de produtos farmacêuticos de Minas Gerais. Conte conosco!