O Alzheimer, doença neurodegenerativa progressiva que afeta a memória e outras importantes funções mentais, pode finalmente ter uma forma de tratamento eficaz e comprovada pela ciência. A Biogen, multinacional americana do ramo da biotecnologia, desenvolveu e submeteu à análise da Agência Reguladora de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), o medicamento Adanumabe, a mais nova arma contra a enfermidade.
Recentemente algumas palavras usadas pelo órgão regulador referindo-se ao novo medicamento causaram alvoroço na comunidade científica mundial. Segundo o parecer inicial divulgado pela agência, o Adanumabe já teria demonstrado evidências “excepcionalmente persuasivas” na luta contra o Alzheimer.
Agora a droga segue sendo analisada mais profundamente e se tudo correr conforme as melhores expectativas, e conforme os trâmites naturais do processo, dentro de aproximadamente um ano o medicamento já estaria disponível no mercado. Mais do que expectativa, o novo medicamento leva esperança às pessoas e familiares afetadas pelo Alzheimer, a causa mais frequente de demência entre as pessoas idosas.
Fonte: