Portaria publicada no Diário Oficial da União amplia a cobertura do Farmácia Popular

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 30 de setembro, a Portaria GM/MS Nº 3.677/2022 que visa ampliar a cobertura do Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB. 

Além da ampliação da cobertura da farmácia popular, a norma ainda inclui 2 anexos que tratam  sobre os valores de referência dos princípios ativos elencados no PFPB, tanto na modalidade gratuidade quanto no copagameto.

A partir desta publicação cinco novos medicamentos, todos voltados para o tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares, serão incorporados ao programa Farmácia Popular.

A lista conta com quatro medicamentos para o controle da hipertensão arterial, são eles Besilato de Anlodipino 5 mg, Succinato de Metoprolol 25 mg, Espironolactona 25 mg e Furosemida 40 mg. Já a Dapagliflozina 10 mg, utilizada no controle da diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular, será oferecida apenas na modalidade copagamento.

A estimativa é de que quase três milhões de brasileiros sejam beneficiados com esta medida

Link da portaria: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.677-de-29-de-setembro-de-2022-433115825

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Notícias

O futuro do varejo farmacêutico

A interação online, o delivery pharmacy, e a ampliação da oferta de serviços e produtos variados são algumas das tendências que ampliam a atuação e