A consultoria KPMG divulgou um relatório a respeito dos próximos passos do setor varejista em 2023, destacando a importância da sustentabilidade e inovação. O relatório ressaltou que a resiliência dos varejistas será fundamental para superar os desafios econômicos e geopolíticos do último ano e conduzir soluções práticas que mitiguem riscos e possam gerar resultados.
Constata-se que os aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes, e as empresas que adotam práticas éticas e responsáveis nesse âmbito são melhor avaliadas e estão melhor posicionadas no mercado.
A personalização da experiência do cliente e o foco nos talentos também são importantes para o sucesso do setor varejista. O relatório destaca ainda as preocupações relacionadas com as tensões entre as prioridades para os varejistas em 2023, incluindo proteção de margem combinada com sustentabilidade, funcionários e sociedade, e funcionários e inovação dos negócios.
Além disso, como não poderia deixar de ser numa sociedade cada vez mais digital, a adoção de tecnologias como a inteligência artificial, a automação, e a internet das coisas oferecem novas oportunidades para as empresas, incluindo a sua farmácia, de alcançarem novos clientes, ampliar a eficiência e melhorar a rentabilidade.