Por Luiz Marins
Já fizemos esse tipo de comemoração inúmeras vezes com grande sucesso e participação e o mais importante é que todos os colaboradores, de uma forma ou de outra, se envolveram no conhecimento de clientes, fornecedores e de seus próprios colegas de trabalho.
É claro que cada empresa deverá adaptar essas três ideias para a sua realidade concreta. Conheço empresas que decidiram fazer um pequeno teatro sobre clientes e fornecedores. Outras foram até os clientes e fizeram um pequeno filme (em celular mesmo) para ser apresentado no dia da confraternização. Enfim, toda a criatividade deve ser não só permitida como estimulada.
As três sugestões não passam de apenas sugestões! O importante é que sua empresa faça alguma coisa diferente e que agregue valor e conhecimento aos colaboradores ao mesmo tempo em que incentive a confraternização, a integração, a cooperação e a alegria. Afinal é dezembro!
Todas as empresas fazem algum tipo de confraternização no final do ano.
Muitos clientes me perguntam o que fazer para come-morar o final do ano de maneira diferente e que seja mais produtiva e até educativa já que todos estão cansados das mesmas brincadeiras que se repetem ano após ano.
Aqui vão três sugestões:
1. Estudando clientes:
• Divida seus colaboradores em grupos;
• Selecione seus melhores clientes;
• Para cada grupo dê um cliente para que o grupo estude, conheça melhor e no dia da confraternização sorteie dois grupos para que apresentem aos colaboradores o que estudaram desses clientes e sua importância para a empresa.
2. Estudando fornecedores:
• Faça o mesmo com seus mais importantes fornecedores. Faça com que os grupos estudem os fornecedores e sorteie dois grupos para uma apresentação no dia da confraternização, da mesma forma como fizeram com os clientes selecionados.
3. Integrando os departamentos da empresa:
• Peça a todos os departamentos de sua empresa que preparem uma apresentação simples (máximo 10 minutos) sobre o que fazem e sua importância para o sucesso da empresa;
• Sorteie dois departamentos para que apresentem no dia da confraternização o que prepararam.
PENSE NISSO:
• Dezembro é diferente! Não deixe passar em branco este mês quando todos se sentem mais abertos a cooperar, confraternizar;
• Faça em sua empresa uma comemoração diferente. Não tenha vergonha de propor algo novo, inovador e que aumente a cooperação, a amizade, a produtividade e a união;
• Muitas comemorações de final de ano em empresas têm terminado mal, com pessoas alcoolizadas, assédios, ofensas e até brigas. Não deixe isso acontecer em sua empresa;
• Se possível, envolva a família de seus colaboradores nas comemorações de final de ano. A presença de familiares evita excessos e aumenta a integração.
• Lembre que dezembro é realmente diferente! Aproveite o espírito de Natal para fazer ações de caridade, solidariedade, compaixão e amor concreto com pessoas mais necessitadas.