Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/sincofarmamg.org.br/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/sincofarmamg.org.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Sincofarma Minas Gerais representa setor mineiro em reunião da ABCFarma – Sincofarma

Sincofarma Minas Gerais representa setor mineiro em reunião da ABCFarma

Após a divulgação das mudanças no programa Aqui Tem Farmácia Popular, em março deste ano, as entidades do setor se reuniram com a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma) para defender os interesses do comércio varejista de produtos farmacêuticos. Na reunião, realizada em meados de abril, também foi debatido o Projeto de Lei 9.482/2018, que permite a venda de medicamentos em supermercados.

O Sincofarma Minas Gerais foi representado pela Dra. Mayara Miranda Ferreira. O objetivo é marcar uma reunião com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para que as modificações feitas no programa sejam revistas.

A publicação da Portaria 739/2018 atualizou os valores de referência dos medicamentos fornecidos pelo Farmácia Popular, que oferece desconto de até 90% em 42 medicamentos para o tratamento contínuo de doenças como diabetes, hipertensão e mal de Parkinson. A mudança gerou grande impacto para o setor varejista e põe em risco o atendimento de quase 20 milhões de pessoas que se beneficiam da iniciativa. O Sincofarma Minas Gerais publicou nota sobre o tema.

Contra a flexibilização da venda de medicamentos

O Projeto de Lei 9.482/2018 foi proposto pelo deputado Ronaldo Martins (PRB/CE) e já tramita na Câmara. Caso seja aprovado, permitirá que os estabelecimentos vendam medicamentos que dispensam receita médica. “O Sincofarma Minas Gerais reconhece a seriedade da dispensação medicamentosa e a esta liberação ensejará um impacto negativo para o setor e para a sociedade”, comentou Dra. Mayara.

Ela lembra que todas as farmácias brasileiras são obrigadas a manter em seus quadros um profissional farmacêutico para atender ao público durante todo o seu horário de funcionamento. “A farmácia é o único estabelecimento preparado para atender a sociedade no que tange à medicamentos, não havendo possibilidade de flexibilizações. Cabem aos profissionais que nelas atuam orientarem os consumidores quanto ao uso correto dos medicamentos”, explica.

O PL aguarda apreciação da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Caso seja aprovado, entrará na pauta da Câmara. A consulta, disponível no site da casa, é unanime na discordância em relação à proposta.

Por Sincofarma Minas Gerais

Compartilhe este post

Veja outras notícias

Abrir o Chat
1
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! Podemos te ajudar?
Opções de privacidade